quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Parece ser de Veríssimo...

Há muitos anos atrás uma donzela caminhava pela beira de um rio quando apareceu um sapo. O sapo contou para ela que era um príncipe que tinha sido enfeitiçado por uma bruxa e que se a donzela o beijasse o feitiço passar. A donzela acreditou, beijou-o e ele se transformou de novo em um príncipe. Casaram-se e viveram felizes para sempre.
Alguns séculos depois, outra donzela caminhava pela beira de um rio quando apareceu um sapo.. A história você já conhece com um detalhe, na hora do beijo, ela disse: de língua não! E viveram felizes para sempre.
Alguns outros séculos depois, após a revolução industrial, uma donzela desempregada passeava pela beira de um rio e ouviu a mesma história de um sapo. Ela o beijou e ele se transformou em um príncipe muito feio, talvez pela poluição do rio. A donzela protestou mas para quem já beijou sapo... casaram-se e tiveram uma vida difícil para sempre, inclusive o príncipe havia perdido tudo com o fim do feudalismo.
Décadas atrás, a mesma história, tudo igual, apenas com um momento de hesitação até que fosse esclarecido o seguinte ponto: precisa ser donzela? Não precisava. Casaram-se e viveram etc etc
Nos anos sessenta a mesma história, sendo que a moça era feminista. Após ouvir a triste história do sapo ela concluiu: alguma você andou aprontando.. . e chutou o sapo para longe.
Há alguns meses atrás, uma jovem empresária passeava pela beira do rio artificial do seu condomínio fechado quando ouviu um psiu de um sapo, e a mesma conversa.
Pensou ela: um príncipe hoje em dia não vale tanto mas um sapo falante, como posso faturar alto. Ela pos o sapo em uma gaiola, fez muito dinheiro e viveu e viverá feliz para sempre.
Anteontem, uma jovem ouviu a mesma conversa de um sapo mas não decidiu nada na hora. Procurou seu consultor financeiro, que lembrou a ela que hoje em dia nada mais valioso do que informação privilegiada como a que o sapo lhe passara e aconselhou:
esqueça este sapo e procure essa bruxa! Com seus poderes mágicos a bruxa poderia transformar moeda fraca em forte, nominativas em preferenciais, etc etc Era a solução para a crise!



Nem preciso dizer o quanto adorei, né?!

Nenhum comentário: